Outro lançamento
Pois é... Quem faz um lançamento, pode fazer muitos mais. Desta vez o local escolhido foi a Almedina do Atrium Saldanha. O título da obra: "Reuniões e Apresentações em Inglês de Negócios". O livro é de fácil leitura, está bem estruturado e auxilia na planificação e gestão de reuniões e apresentações. Não obstante, um aviso: está escrito em Inglês (como seria lógico)! Portanto, para aqueles que não conseguem dizer sem erros o trava-línguas anglo-saxónico presente nestas páginas... estudem muito!! E não façam como certas pessoas que trabalham em multinacionais e nem sequer conseguem dizer o nome da empresa de forma correcta. Sim, porque para quem não sabe, "Touch" lê-se "tuch"... e aqui fica um belo exemplo de como alguém não se iria safar em reuniões faladas em inglês...
Lançamento
Já se realizou o "meu" primeiro lançamento de livro. O evento decorreu no Palácio Galveias, no Campo Pequeno. Os convites foram feitos, as pessoas foram aparecendo e alguns livros até foram vendidos. Como balanço final, creio que as coisas até correram bem. Temos de ter em conta que livros técnicos não chamam a atenção a muitas pessoas (ainda mais quando o título é "Gestão Orçamental Pública"), mas a divulgação vai continuar a ser feita e esperemos que muitos mais adquiram a obra. Agora é fazer um balanço das actividades desenvolvidas, ver como se pode melhorar e preparar o próximo lançamento, que está quase a bater à porta.
E até fica aqui o repto: desloquem-se à Almedina do Atrium Saldanha na próxima quarta às 18h30, para aprenderem a fazer reuniões... em Inglês!
Clara, Claríssima..
Na 5a feira, foi o jantar de despedida da Clara. Vai fazer Erasmus para a Alemanha, partir à aventura, enfrentar novos desafios. Admito que estava muito cansada para ir, mas o esforço valeu a pena. Mais de meia centena de pessoas reunidas num ambiente descontraído e agradável, num restaurante calmo que sofreu um abanão de todas estas "almas". A alegria era geral, a música reinou e mesmo os malabarismos tomaram o seu lugar. Entre um desfolhar de fotos, as asas de cada um de nós estenderam-se sobre ela, dando-lhe o nosso apoio. Boa sorte, Clara.. claríssima...
Which cartoon character am I?
You are Tweety! You are cute, and everyone loves you.You are a best friend that no one takes the chance of losing. You never hurt feelings and seldom have your own feelings hurt. Life is a breeze. You are witty, and calm most of the time. Just keep clear of backstabbers, and you are worry free.
Eu...no 24 Horas?!
Às vezes sai-se para a rua e pura e simplesmente não acontece nada. Outras vezes, acontece tudo e, de vez em quando somos surpreendidas por alguma situação que nunca esperámos viver. Foi isso que se passou quando passava perto do Centro de Emprego. Chamaram-me para uma entrevista! Dois rapazes de um jornal, que só mais tarde percebi ser o "24 Horas", entrevistaram-me para uma rúbrica sobre jovens à procura de emprego. As perguntas são as habituais, nome, idade, habilitações, perspectivas... Enquanto respondia, quase que noto o meu vocabulário a diminuir drasticamente. Bem, não tão drasticamente assim, mas a eloquência que às vezes pretendemos passar, foge a meio do caminho :P
Mas a situação não fica por aqui: tive direito a fotografia e tudo! Logo hoje que não vesti o meu fato da Gucci nem os meus sapatos Manolo Blahnik, e também não levei a minha mala Louis Vuitton. Espero não parecer muito mal no jornal. Agora basta procurar nas bancas... e encontrar-me.
Café
Sabe sempre bem, após um longo dia de trabalho, espairecer um bocado antes de voltar para casa. Apanhar um pouco de ar, sentir os raios de sol, respirar ar puro.. e claro, pôr a conversa em dia com as amigas. Sai-se do trabalho, apanha-se o metro, e espera-se no local combinado. A não ser que existam várias saídas e o telemóvel que devia enviar a mensagem sobre o local correcto não o faça. Mas a reunião não tarda.
Após termos feito o pedido, sentamo-nos na esplanada. A Moki e a Inesa estão à minha frente e logo se estabelece uma conversa desenfreada sobre os belos dias de faculdade, os estágios, a vida em geral.. E também se ouvem as conversas alheias, porque afinal o espaço é público e há sempre quem fale alto demais. O céu vai escurecendo e as horas de regressar chegam. Antes que "alguém" se esqueça de sair sem pagar, dirigimo-nos à caixa, mas parece que os nossos pedidos não coincidem com o que foi apontado. Falta de comunicação?
Enquanto elas entram nas carruagens que as vão conduzir a casa, eu prossigo o meu caminho terrestre. Talves possamos repetir este encontro mais vezes. Foi um bom "bocadinho", mas há algo que me continua a dar voltas na cabeça..... Quem é a "Maria"? E o "Zé"?
What a weekend!
Sábado de manhã... é cedo, muito cedo. Mas é necessário agarrar o corpo e fazê-lo levantar. Abrir os olhos, espreitar o sol, e embarcar em mais uma viagem à terra natal. O esforço até vai compensar, porque significa festejar os anos da minha pequenina, que conheço desde o dia em que nasceu. Mas então, parece que tudo se demorona: "o autocarro está cheio, menina!" Não é possível! Esta gente não sabe ficar a dormir?! Mas algures devia estar um anjinho da guarda, porque alguém ficou mesmo a dormir e pude tomar o seu lugar. :)
É altura de descansar nas breves horas que antecedem o jantar. Batem as horas certas, e lá me dirigo à casa da minha Kikax. Já cresceu muito desde os tempos em que jogavámos juntas, e muito mais desde que sai de casa para ir para a faculdade. Sinto que perdi alguns momentos marcantes da vida dela, mas não o seu coração. Porque esse, sei que vamos "partilhar", para sempre!
No dia que marca o final de mais uma semana, um jantar para animar a noite. Para festejar os anos da Dinita, um grupo de saudáveis e animados convivas juntou-se para celebrar esta data. Os sapatinhos da Cinderela brilharam ainda mais e caminharam por longas e alegres ruas ao longo de algumas horas. Na verdade, o tempo voou, como voa sempre quando nos estamos a divertir. Encontramos alguns "refúgios" na noite, agasalhados por algumas ponchas. E embora não houvesse muitas estrelas no céu, decerto existia uma, pelo menos, ao pé de nós.
Sei que às vezes nos revoltamos porque o tempo passa demasiado depressa, e nem sempre temos tempo para o passar da melhor forma nem com aqueles que mais desejamos. E se for preciso existirem datas como esta para que as reuniões aconteçam, então que venham elas.. todos os dias!
Anos RG
Este post já vem com alguns dias de atraso.. Pois é, peço desculpas. Mas dizer que está atrasado, não significa que esteja esquecido. Nunca me iria esquecer de uma data tão importante como os anos da "minha" RG. Um bom jantar, bom ambiente q.b. e uma noite bem passada, foram os ingredientes que se juntaram para marcar esta noite como um momento a não olvidar.
Espero repeti-lo por muitos e longos anos. Mesmo que esteja distante, arranjarei sempre tempo para dar um saltinho e partilhar esta data. Felicidades, RG! And may all your wishes come true!
Inglês para especialistas
Trabalho de Inglês para o período de férias:
Três bruxas olham para três relógios swatch. Qual bruxa olha para qual relógio swatch?
E agora em inglês:
Three witches watch three Swatch watches. Which witch watch which Swatch watch?
Agora para especialistas:
Três bruxas suecas e transexuais olham para os botões de três relógios swatch suíços. Qual bruxa sueca transexual olha para qual botão de qual relógio swatch suíço?
E em inglês:
Three Swedisch switched witches watch three Swiss Swatch watch switches. Which Swedisch switched witch watch which Swiss Swatch watch switch?
Mente como um homem
Há um programa todas as manhãs na Cidade FM que tem uma rubrica intitulada "Mente como um homem". Cada dia, há uma história diferente e os concorrentes têm de fingir que são homens e mentir... como eles! O tópico de hoje era sobre um rapaz cuja namorada o tinha ido visitar e que, ao abrir um dos armários de casa dele, se deparava com 20 malas de senhora!!! O objectivo: explicar à namorada o porquê daquelas malas... mentindo como um homem, claro!
Porque é que vocês estão a saber isto? Porque de manhã a Anita me ligou a perguntar se não podia fazer o "favor" de participar. Por acaso, tinha ligado o telemóvel mais cedo do que o costume, talvez um "sexto sentido" me tivesse avisado que hoje alguém ia precisar de mim! Corri o risco de soar ridícula, e a chamada ainda caiu a meio da minha participação (o que é sempre bom, convenhamos!) mas lá dei a minha história. Basicamente, a única coisa que me ocorreu foi que as malas eram da mãe, o que iria soar um pouco a menino da mamã e ligeiramente "estranho", ou então que eram prendas que ele tencionava oferecer à namorada, mas que ela, ao abrir o armário, estragou a surpresa. Apostei na segunda e confesso que a outra concorrente se safou muito melhor, com uma mistura de cómico com fetiche de mala, e que foi ela que ganhou o pequeno-almoço. Mas isso não é importante... Afinal, que desculpa é que vocês inventavam?!?!
Este momento lá animou o dia que despertou chuvoso. E ajudou-me a chegar a uma brilhante conclusão: não consigo mesmo mentir como um homem! E isso, é uma vitória!! :)
"Surf"
Eram 20h. Aproximava-se a hora da "reunião". Inesperadamente, uma possível figura aparece no universo virtual e logo se fazem os contactos para que também participe. Após uma breve troca de palavras, AniRum acede e tudo se completa para que todos os elementos se possam reunir, num mesmo local, a uma mesma hora. Os minutos passam vagarosos, teimando em prolongar o momento do encontro, mas vale sempre a pena esperar quando se sabe que tudo vai valer a pena.
Hora e meia depois, dois vultos aproximam-se de um casal. Veruska e AniRum encontram-se com Filipi e o "emplastro". A lua vai alta, e uma breve aragem acaricia os seus cabelos. Levados pela carruagem, rapidamente chegam ao seu destino. Cadeiras geladas mas confortavéis num passeio iluminado marcam o local. Mais tarde, Verilú junta-se ao grupo e logo se começam a contar histórias do dia-a-dia que aquecem a noite. Os risos enchem o espaço oco do silêncio. E o tempo volta atrás... parece que regressámos ao tempo em que partilhavámos tantas horas do dia. Agora, estamos longe fisicamente embora, em pensamento, a distância seja bem mais curta. Porque a amizade funciona assim. E entre um gelado e outro, acompanhado pelos golos de um café, parece que tudo pára. E a noite torna-se mais límpida.
P.S. As minhas desculpas ao "emplastro", mas a responsável pela atribuição de nomes encontra-se ausente. Talvez em próximos episódios esta personagem ganhe um nome mais agradável...